Nesse post quero compartilhar com vocês o que é uma página de captura, pra que ela serve e como criar.
Bom uma página de captura nada mais é que uma página com um formulário para capturar o nome e o e-mail do possível lead em troca de uma isca digital.
Um página de captura pode ser feita apenas com um formulário para capturar o e-mail do possível lead através de uma NewsLetter, onde o lea irá receber e-mails informativos de um assunto específico.
Isso significa que nessa página vai conter a imagem de um produto que será oferecido caso seja uma isca digital ou simplismente um formulário se for uma newsletter.
Um formulário para captar os dados do seu possível lead como Nome e E-mail são os campos básicos de uma página de captura, no entanto existem páginas mais complexas, isso pode variar muito da estratégia usada para cada modelo de négocio.
Algumas vezes o formulário de captura pode ser um popup que aparece no seu navegador com as mesmas informações.
Acredito que você muitas vezes já se deparou com algum popup pedinho o seu e-mail para receber alguma dica ou baixar algum e-book, isso é um formato de captura dentro de uma página que não necessariamente é uma página de captura.
Fazendo com que seu possível lead faça o cadastro e entre para sua lista de contatos.
Uma formulário de captura também pode estar dentro de uma Landing Page, mas nesse caso é mais usado para uma estratégia diferente de uma estratégia usual.
Porém landing page pode ser também uma página de vendas – falo sobre isso nesse post O que é uma página de vendas?
Então basicamente uma página de captura é bem simples é uma página onde vai ter a imagem do produto oferecido como isca digital e o formulário para captar os dados como nome e e-mail que são os mais comuns.
Claro que os dados captados vão para uma plataforma, onde ficam armazenados em um banco de dados, fazendo com que você possa criar campanhas de acordo com as suas listas de contato.
Falo disso nesse post Mailchimp para e-mail marketing
Posteriormente você pode fazer campanhas oferecendo produtos, serviços e até mesmo enviando newsletter para seus possíveis leads
Fazendo com que aumente cada vez mais a sua receita.
CONCLUSÃO
Para finalizar acredito que todo mundo que trabalhe com a internet é sempre bom ter uma página de captura.
Dessa forma sua lista de contatos sempre estará acumulando leads para que você possa fazer suas campanhas.
Seja ela para oferecer um serviço, ou apresentar um produto.